BLOG Café Empreendedor


por Carlos Henrique Cadinha e CHC® Escritório de Inteligência em Negócios Ltda.


Uma pausa para um cafezinho e conversarmos sobre Gestão Empresarial, Administração de Vendas e Empreendedorismo.


A CHC Ein atua no desenvolvimento de negócios e consultoria focada na abordagem comercial estratégica. Para os novos empreendedores, avalia e desdobra novas idéias visando transformá-las em negócios de sucesso, através do desenvolvimento completo do Plano de Negócios, sua validação, captação de recursos, implementação, operações e consultoria.

Development consulting business focused approach and strategic. For new entrepreneurs, develop study ideas for turning them into successful businesses, by developing the Business Plan, its validation, fundraising, implementation, operations and consulting.


Carlos Henrique Cadinha - CHC Ein
CHC Office of Business Intelligence Ltd.

Dono, Consultor e Parceiro de Negócios para desenvolvimento de novos mercados.
Owner, Consultant and Business Partner to develop new markets.

:: website: http://www.chc-ein.com.br/ (em desenvolvimento / developing)

:: e-mail: cadinha@oi.com.br

:: LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/carloshenriquecadinha


"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem" Peter Drucker

quarta-feira, 31 de março de 2010

Capital Erótico como habilidade pessoal e atributo considerado nas corporações

Pesquisa indica os seis itens essenciais desta nova habilidade


Essa é para quem duvidava que beleza e sex appeal podem contar pontos em uma cultura moderna e sexualizada. Recém-publicado na European Sociological Review, o estudo da socióloga Catherine Hakim aponta o surgimento de uma quarta categoria de habilidades pessoais. Além do capital cultural, econômico e social, aparece o "capital erótico".

Essa "qualidade" é uma compilação de seis características, que resultam em pessoas com um poder de atração física e social maior do que o dos demais. Assim, são companhias admiradas especialmente pelo sexo oposto.

– Pessoas que exibem capital erótico acima da média são mais persuasivas, e quase sempre vistas como mais honestas e competentes. É mais fácil para elas fazer amigos, conseguir empregos e casar. Elas ganham, em média, 15 % a mais – diz a autora no estudo.

O bom é que as mulheres sabem tirar melhor proveito disso, porque usam a vaidade a seu favor. Mas se engana quem pensa que o "capital erótico é usado para compensar a falha em outro quesito. Ele se tornou tão importante quanto as demais formações pessoais. E, segundo ela, ele pode ser treinado. Confira quais são os pontos-chave:


 
As características que compõem o chamado "capital erótico" de uma pessoa Os seis componentes
 

:: Beleza: conceito variável no tempo e cultura, mas sempre valorizado. A ideia atual destacaa fotogenia, o que leva a valorização de homens e mulheres de olhos grandes, lábios carnudos e pele bronzeada.

:: Atratividade sexual: tem a ver com um corpo sexy, o estilo e a personalidade. Ou seja, a beleza pode ser percebida numa foto, mas o jeito como a pessoa fala e se move, não.

:: Atratividade social: é uma mistura de graça, charme e outros dotes sociais, como a habilidade para deixar o outro à vontade, feliz e com vontade de conhecer você, possivelmente, desejando você também.

:: Vivacidade: aqui também trata-se de um mix de condicionamento físico, energia social e bom humor.

:: Apresentação: o modo como você se veste, usa maquiagem, o estilo do cabelo e acessórios é o que dá a uma pessoa uma boa apresentação.

:: Sexualidade: a categoria é ampla e inclui competência sexual, energia, imaginação erótica, entre outras. Não tem relação com libido e se define em particular.

:: Fertilidade: segundo a autora, a característica só vale para mulheres e em certas culturas que enxergam dotes especiais nas mães de crianças saudáveis e bonitas.

Dr Catherine Hakim é Pesquisadora do Comportamento do Indivíduo do Departamento de Sociologia da London School of Economics (http://personal.lse.ac.uk/hakimc/)

Suas publicações incluem mais de 100 trabalhos publicados em revistas e livros sobre os seguintes temas: sociologia do mercado de trabalho, o emprego das mulheres, teorias da posição das mulheres na sociedade, engenharia social, orientações e preferências de estilo de vida, segregação ocupacional, padrões de mudança de emprego e tempo de trabalho, auto-emprego e as pequenas empresas, mudança de atitudes sociais, projetos de pesquisa e métodos de investigação, estatísticas sociais e internacionais de investigação comparativa em todos estes campos de estudo.

Recomendo moderação no desenvolvimento e aplicação dessa habilidade até entendermos como as organizações brasileiras irão ponderá-la, tanto na avaliação de desempenho quanto nos processos seletivos.
 
 

2 comentários:

  1. Olá Cadinha

    Muito interessante esse seu blog. Este artigo aponta a lei natural... nosso crecimento profissional é o espelho de nossas ações, nossa sexualidade, interação, simpatia, visual. Sempre digo que nunca vendemos a nossa imagem sózinha - temos que ter uma marca atrás dela.

    Obrigado pelos comentários, observações que me serão de muita valia.

    Feliz Páscoa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene, obrigado por prestigiar o nosso Blog. Espero revê-la em breve por aqui. Conte comigo nos seus posts, ficarei feliz se puder contribuir de alguma forma. Um beijo, sucesso e tudo de bom.

    ::Carlos Henrique Cadinha

    ResponderExcluir