BLOG Café Empreendedor


por Carlos Henrique Cadinha e CHC® Escritório de Inteligência em Negócios Ltda.


Uma pausa para um cafezinho e conversarmos sobre Gestão Empresarial, Administração de Vendas e Empreendedorismo.


A CHC Ein atua no desenvolvimento de negócios e consultoria focada na abordagem comercial estratégica. Para os novos empreendedores, avalia e desdobra novas idéias visando transformá-las em negócios de sucesso, através do desenvolvimento completo do Plano de Negócios, sua validação, captação de recursos, implementação, operações e consultoria.

Development consulting business focused approach and strategic. For new entrepreneurs, develop study ideas for turning them into successful businesses, by developing the Business Plan, its validation, fundraising, implementation, operations and consulting.


Carlos Henrique Cadinha - CHC Ein
CHC Office of Business Intelligence Ltd.

Dono, Consultor e Parceiro de Negócios para desenvolvimento de novos mercados.
Owner, Consultant and Business Partner to develop new markets.

:: website: http://www.chc-ein.com.br/ (em desenvolvimento / developing)

:: e-mail: cadinha@oi.com.br

:: LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/carloshenriquecadinha


"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem" Peter Drucker

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Brasil Empreende Mais - Global Monitor Entrepreneurship (GEM)

“Com o crescimento recente e a melhoria nas instituições nacionais, o Brasil tornou-se um lugar com mais oportunidades para empreender do que os EUA”


:: A crise econômica mundial, sentida com mais intensidade no Brasil em 2009, quando o Produto Interno Bruto caiu 0,2%, não diminuiu a vontade de o brasileiro empreender. Na verdade, ela cresceu de forma qualitativa, uma vez que os negócios gerados por oportunidade (quando a pessoa toma a decisão) superaram os por necessidade (quando é a sua única saída). É uma boa notícia, ainda mais quando se descobre que nos Estados Unidos a crise produziu efeitos contrários no empreendedorismo.




Os dados da pesquisa Global Monitor Entrepreneurship (GEM), divulgados nesta terça-feira (6 de abril), mostram que houve um inédito descolamento entre a evolução do PIB brasileiro e a taxa de empreendedorismo em estágio inicial. De 2002 até 2008, as duas curvas seguiam paralelas. Em 2009, não. No ano passado, o PIB caiu, mas o número de empreendedores cresceu.

O relatório GEM Brasil, produzido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, levanta duas hipóteses para explicar esse descolamento. A primeira é que a crise atingiu setores mais dependentes de investimento (entre eles, os financiamentos externos, que escassearam) e de máquinas e equipamentos.

A indústria serve de exemplo. Mas para quem empreende planejando um novo serviço, baseado em uma nova ideia ou enxerga uma oportunidade para seu negócio, essas variáveis pesam menos. E a segunda explicação é que a crise teve efeitos negativos no emprego, que no Brasil crescia nos anos anteriores em ritmo acima da média. Pessoas desempregadas, muitas vezes, acabam empreendendo por necessidade.

Nos Estados Unidos, o que se deu é que houve uma drástica redução dos empreendedores por oportunidade, de quase 4 pontos porcentuais, e uma ligeira elevação nos por necessidade. A queda geral da taxa de empreendedorismo inicial entre os americanos caiu mais de 3 pontos porcentuais, atingindo os 8%. No Brasil, essa taxa foi de 15,3%, recorde desde o início da série histórica de dez anos. “Com o crescimento recente e a melhoria nas instituições nacionais, o Brasil tornou-se um lugar com mais oportunidades para empreender do que os EUA”, assinala o relatório.

Assista o Vídeo completo de Apresentação do Relatório GEM Brasil




GEM Brasil é destaque no mundo

:: O Brasil foi homenageado com a Medalha de Prata por suas contribuições ao trabalho global desenvolvido pelo Projeto GEM, em especial pelo impacto dos dados da pesquisa junto ao poder público, à mídia, aos parceiros e ao público em geral. Os patrocinadores mundiais do projeto – Universidad Del Desarrollo, Babson College e Reykjavik University – foram condecorados com Medalhas de Ouro. A homenagem aconteceu durante o Encontro Anual do GEM, realizado em janeiro, em Santiago do Chile, quando o Brasil também foi referendado pelos dez anos de participação ininterrupta no GEM.

Representaram o Brasil no evento, a coordenadora do Projeto GEM Brasil e membro da diretoria do GEM Internacional (Gera Board), Simara Greco e o técnico do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) que também faz parte da equipe GEM Brasil, Romeu Friedlaender Jr.



O encontro anual do GEM é um mix de eventos de mídia, reuniões de planejamento e tomadas de decisões estratégicas, e esta foi a primeira vez que aconteceu na América Latina, o que, segundo Simara, “é uma conquista para nós, pois o GEM produz índices usados no mundo todo, mas a América Latina é referência para outros países no que se refere a empreendedorismo”.

Presente no encontro, o ministro das Finanças do Chile, Andrés Velasco, afirmou que a recuperação econômica do país depende da criação de empresas, e que governo tem como ponto chave o apoio a empresas emergentes e o investimento na educação básica. Da mesma forma, o Reitor da Universidade Del Desarrollo, Ernesto Silva Bafalluy, defendeu o empreendedorismo como soma de entusiasmo, trabalho e inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário