BLOG Café Empreendedor


por Carlos Henrique Cadinha e CHC® Escritório de Inteligência em Negócios Ltda.


Uma pausa para um cafezinho e conversarmos sobre Gestão Empresarial, Administração de Vendas e Empreendedorismo.


A CHC Ein atua no desenvolvimento de negócios e consultoria focada na abordagem comercial estratégica. Para os novos empreendedores, avalia e desdobra novas idéias visando transformá-las em negócios de sucesso, através do desenvolvimento completo do Plano de Negócios, sua validação, captação de recursos, implementação, operações e consultoria.

Development consulting business focused approach and strategic. For new entrepreneurs, develop study ideas for turning them into successful businesses, by developing the Business Plan, its validation, fundraising, implementation, operations and consulting.


Carlos Henrique Cadinha - CHC Ein
CHC Office of Business Intelligence Ltd.

Dono, Consultor e Parceiro de Negócios para desenvolvimento de novos mercados.
Owner, Consultant and Business Partner to develop new markets.

:: website: http://www.chc-ein.com.br/ (em desenvolvimento / developing)

:: e-mail: cadinha@oi.com.br

:: LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/carloshenriquecadinha


"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem" Peter Drucker

sexta-feira, 19 de março de 2010

O que você lê?

Eu adoro uma boa livraria. Para mim, shopping bom é aquele que tem pelo menos uma opção de livraria e revistaria – se tiver um café gostoso, melhor ainda. Nas minhas andanças por essas lojas, uma das seções que quase sempre visito – por força da profissão e por curiosidade mesmo – é a de livros de administração, negócios e recursos humanos.

O curioso dessa seção é que lá tem de tudo: desde livros técnicos de grandes estudiosos de marketing até análises no mínimo engraçadas sobre o comportamento das mulheres no ambiente de trabalho. Aparecem ali no meio muitos livros com um pé na auto-ajuda e outros que embarcam em modas (já vi diversos títulos com o sufixo “onomics” depois do sucesso de “Freakonomics – O Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos Afeta”, de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner).

Em meio a essa profusão de obras, uma pergunta que sempre me ocorre é: o que será que efetivamente ajuda o empreendedor na gestão do seu negócio? Imagino que algumas obras sejam muito técnicas, mais adequadas para serem material didático de cursos de administração. Outras parecem só passatempo, estofo para uma conversa de bar. Mas há também diversos livros que se propõem a ensinar o leitor a negociar, a liderar melhor, a tornar a sua empresa mais inovadora.

Com uma rápida olhada na lista dos livros mais vendidos de administração de uma rede de livrarias com sede em São Paulo, vejo que os favoritos são obras baseadas nos conselhos e nas experiências de consultores e executivos famosos, lições de liderança baseadas em experiências religiosas, maneiras de cortar custos e ensinamentos dos gurus de marketing.

Escrevo tudo isso para lançar o questionamento para você, leitor: como esses livros ajudam na gestão da sua empresa? Você aplica essas lições no dia a dia do negócio? O que você lê?

Cinco profissionais que lideram empreendimentos no Brasil indicam livros que de alguma forma apuraram sua percepção sobre os negócios:




Superdicas para vender e negociar bem de Carlos Alberto Julio, Saraiva, RR$ 10,90, 136 págs.
>“O tempo todo estamos vendendo — um produto, uma ideia, um serviço, um conceito... Digo que nada de importante acontece em uma empresa senão depois da primeira venda. O tema é importante, e o livro, muito bom.”

Inovadores em ação de William C. Taylor e Polly LaBarre, Sextante, R$ 29,90, 272 págs.
>Relata histórias de empresas que se destacaram no mercado por terem elaborado estratégias criativas. “Me fez pensar sobre os propósitos e valores da minha empresa e sobre a importância de inovar.”

Startup de Jessica Livingston, Agir, R$ 44,90, 288 págs.
>Entrevistas com precursores de grandes ideias (como Hotmail, Firefox e Gmail). Para aprender mais sobre tecnologia e entender como surgem as grandes inovações. Há dicas importantes, especialmente para quem pretende abrir um negócio.
 
 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário