BLOG Café Empreendedor


por Carlos Henrique Cadinha e CHC® Escritório de Inteligência em Negócios Ltda.


Uma pausa para um cafezinho e conversarmos sobre Gestão Empresarial, Administração de Vendas e Empreendedorismo.


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Carlos Henrique Cadinha - CHC Ein
CHC Office of Business Intelligence Ltd.

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"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem" Peter Drucker

segunda-feira, 15 de março de 2010

ESPECIAL - Outsourcing de TI

OUTSOURCING DE TI

Vantagens, Benefícios, Foco no Core Business, Maior Previsibilidade dos Riscos, Otimização de Processos e Recursos 


A prestação de serviços de outsourcing é uma das modalidades que mais tem crescido na área de TI. O conceito vem evoluindo ao longo dos anos, tornando-se um importante fator de competitividade para as empresas.

Numa tradução pura e simples, outsourcing nada mais é que terceirização, mas quando se fala em estratégia de negócios, o outsourcing das áreas de tecnologia transforma-se numa ferramenta imprescindível para aumentar, simultaneamente, produtividade e rentabilidade e proporcionar maior vantagem competitiva.

Empresas de todos os segmentos estão adotando as parcerias com especialistas para gerir as suas área de Tecnologia da Informação. Hoje, a maioria das grandes companhias tem algum processo terceirizado.

Do ponto de vista da gestão, com o outsourcing da TI, as empresas podem dedicar-se integralmente ao foco principal das suas atividades. A incorporação de profissionais melhor qualificados para o suporte tecnológico propicia resultados de mais qualidade aos serviços e mais disponibilidade do pessoal interno para o negócio da empresa propriamente dito.

Neste sentido, já estão comprovadas as vantagens e os benefícios do outsourcing, seja por razões estratégicas, operacionais ou de gestão. Dentre os principais resultados, a redução de custos globais do setor, melhor abordagem de negócio e melhoria da qualidade do serviço prestado. Hoje em dia, porém, as grandes questões são: quais são as melhores práticas e as maneiras de aderir à terceirização, como escolher os parceiros adequados e de que forma medir seus resultados?

As empresas devem procurar no fornecedor de outsourcing um parceiro de negócios, que traga uma vasta gama de habilidades e pontos fortes. Uma boa consultoria pode determinar o que é melhor para o cliente, um especialista em TI bem preparado tem condições de avaliar e planejar como a tecnologia vai apoiar a evolução dos negócios da empresa.

Por ter a tecnologia como seu negócio principal (core-business) e o custo de infra-estrutura e mão-de-obra compartilhado entre outros contratantes, a empresa de outsourcing tende a ter uma maior capacidade evolutiva. Mais do que um contrato, é preciso estabelecer uma relação de parceria de negócios.

Vale a pena avaliar a performance do outsourcing com base num amplo conjunto de resultados e não limitar a avaliação apenas ao fator "redução de custos". A incorporação do SLA - Service Level Agreement (Contratos por níveis de serviços)discrimina as garantias de qualidade, quantidade, modalidade e precisão dos diferentes serviços a serem oferecidos.

Os projetos podem ser customizados e até mesmo exclusivos. O pagamento pode ser feito sob demanda, ou seja, a empresa contratante só deve pagar pelo serviço consumido.

As proposições de valor mais percebidas pelas empresas são:

>> Foco no core business, deixando a responsabilidade para o parceiro
>> Redução de custos
>> Otimização de processos e recursos
>> Redução do risco de responsabilidade e de projeto

"Oferecer as melhores Soluções em Tecnologia não é apenas oferecer a tecnologia mais avançada, mas aquela que mais contribui para o sucesso do cliente como um todo." - Alessandro Goulart, presidente da todo!





Chegou, definitivamente, a vez do outsourcing ? A visão das empresas que adotaram o modelo
 
A terceirização não é algo novo no mercado. Há anos ocorre em várias áreas das empresas e de uns tempos pra cá vem atingindo também o setor de TI das corporações.

- Existe atualmente uma forte tendência das empresas a terceirizar tudo o que não se refere ao seu core-business, e isso muitas vezes inclui o setor de tecnologia. Toda a parte operacional das empresas está sendo feita por pessoas de fora das companhias, enquanto as empresas concentram a parte de negócios, os setores estratégicos – confirma a consultora da Foco RH, Renata Schmidt.

Área estratégica

O diretor-presidente da Impacta Tecnologia, Célio Antunes, afirma que a terceirização é estimulada pela crescente competitividade do mercado, o que exige que as empresas tenham um foco de negócio muito bem definido. Mas ele alerta que as empresas ainda são um pouco resistentes à terceirização do setor de tecnologia por receio de perder o controle sobre a segurança de informações estratégicas.

- Este medo está sendo quebrado aos poucos, pois a área de tecnologia está se tornando muito complexa e saber acompanhar as novas tecnologias e aplicá-las corretamente, com segurança, é muito caro para as empresas. Por isso estamos vendo hoje a terceirização de setores como desenvolvimento de sistemas, helpdesk, suporte técnico, treinamento, entre outras – analisa Antunes.

Relação custo-benefício

A gerente de Recursos Humanos e Outsourcing da consultoria Nova Base, Dáurea Soldado, concorda que a redução de custos é um fator que tem impulsionado a terceirização. A Nova Base é uma prestadora de serviços na área de TI e, segundo a gerente de RH, companhias de telecomunicações e bancos são os recordistas na terceirização do setor de TI. Já as indústrias são mais contidas nesse sentido.

Para Renata Schmidt, da Foco RH, optar pelo outsourcing é realmente vantajoso para as corporações, pois dessa forma as empresas não sobrecarregam seus quadros de funcionários e reduzem as despesas com o pessoal efetivo.

Mas Célio Antunes observa que, algumas vezes, as despesas com profissionais terceirizados podem ser maiores do que os custos com funcionários efetivos, pois as consultorias costumam ser altamente especializadas e cobram caro pela prestação de serviços. Ainda assim, na opinião de Antunes, terceirizar a área de TI é vantajoso para as empresas.

- As empresas ganham no cumprimento de prazos e na rapidez na implementação de soluções para o seu negócio, entre outras coisas. O custo para terceirizar pode até ser maior, mas o retorno estará no aumento da produtividade e no número maior de clientes, que na realidade terá reflexos financeiros positivos para a empresa – argumenta o diretor da Impacta Tecnologia.

A Embratel é um exemplo de corporação que terceiriza parte de sua área de Tecnologia. Segundo o gerente de Projetos da companhia, Walter Krause, todas as áreas da empresa têm um núcleo principal de funcionários que atuam constantemente, e um percentual terceirizado que pode ser aumentado quando necessário.

Atualmente, 40% dos profissionais da área de TI da empresa são prestadores de serviços. Krause admite que a redução de custos pesou na escolha da Embratel pela terceirização, mas ele garante que outros fatores também foram levados em consideração.

- Os principais motivos para optarmos pela terceirização foram o aperfeiçoamento tecnológico e a redução de custos. Temos muita gente trabalhando na Embratel e seria complexo oferecer treinamento para todos. Terceirizando parte do pessoal fica mais fácil garantir o treinamento de todos, pois a responsabilidade pelo treinamento dos terceirizados fica com a empresa que terceiriza – justifica Krause.

O gerente de Projetos da Embratel acrescenta que praticar o outsourcing também é vantajoso para empresas que costumam trabalhar com picos de demanda.

-  Quando temos uma demanda maior de serviços, contratamos o pessoal chamado “flutuante”, que são os terceirizados, porque contratar por um período e demitir depois é mais trabalhoso. A terceirização oferece agilidade ao processo de colocar pessoas de acordo com a necessidade – observa Krause.

Outra empresa que entrou na onda do outsourcing é a Vale Refeição. De acordo com o gerente de Informática da empresa, Antônio Baeta, 90% dos funcionários da Vale-Refeição são terceirizados.

-  Todos os nosso projetos externos são executados por profissionais de fora da empresa. Apenas os projetos internos ficam sob a responsabilidade de funcionários da Vale-Refeição que atuam pela CLT, ou que trabalham como pessoa jurídica. Hoje percebo que a maioria dos profissionais prefere trabalhar como terceirizado – revela Baeta.


 
Opção de carreira
 
Já que trabalhar como terceirizado é uma tendência cada vez mais forte na área de tecnologia, é importante saber quais são seus prós e os contras para o profissional de TI. Para Célio Antunes, a Impacta Tecnologia, o profissional sai ganhando – e muito – ao trabalhar dessa forma.

- Perde-se o status da carreira tradicional em TI, mas as vantagens de trabalhar como terceirizado são maiores. O terceirizado ganha mais treinamento, especialização e valorização de sua figura como consultor, o que é bom – opina o diretor-presidente da Impacta Tecnologia.

A gerente de RH e outsourcing da Nova Base divide os profissionais de TI em dois grupos: os que gostam de fazer carreira em uma única empresa e os que gostam de mudar sempre. E ela observa que os que fazem parte do segundo grupo geralmente escolhem a terceirização.

- Os profissionais do primeiro grupo querem estabilidade e são menos valorizados no mercado. Já os do segundo grupo estão a todo tempo buscando coisas novas, aprendendo a desenvolver novas tecnologias, e por isso costumam ganhar mais. Mas existe campo para os dois tipos, porque eles ainda são escassos no mercado – afirma Dáurea Soldado.

O gerente de Projetos da Embratel propõe uma outra divisão: profissionais que estão em alta na demanda das empresas, e os que estão em baixa. De acordo com Walter Krause, esse é o aspecto determinante pela escolha ou não do modelo da terceirização.

- Se profissional de TI estiver bem demandado no momento, trabalhando como terceirizado o seu crescimento e sua remuneração podem ser maiores. Mas se ele é um profissional “comum”, que já existe no mercado em boa quantidade, é mais vantajoso trabalhar como CLT na empresa – recomenda Krause.

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