Números do Franchising Brasileiro em 2009
Resumidamente, o Franchising no Brasil já vinha com desempenho muito superior as outras atividades econômicas, mas deslanchou de vez com a crise econômica mundial. Muitos empregos de média e alta gerência foram cortados no começo de 2009 e, com isso, a procura por franquias como opção de investimento cresceu significativamente.
Além disso, pessoas que pensavam que estavam com o emprego garantido também passaram a pesquisar mais esse tipo de investimento como um possível “seguro” desemprego. Como resultado, o crescimento do Franchising ficou bem acima do crescimento do PIB Brasileiro, como mostra o gráfico abaixo:
:: Crescimento Franquias x Crescimento PIB
Entre os segmentos do setor, Acessórios Pessoais e Calçados foi que mais cresceu percentualmente em unidades franqueadas em relação a 2008, superando o segmento de Alimentação, um dos principais do franchising brasileiro.
Porém, é importante notar que a base de franquias no segmento de Acessórios Pessoais e Calçados é bem menor do que a de Alimentação, que cresceu em quase 2.000 unidades em 2009, como pode ser visto na tabela abaixo. Outro segmento que cresceu muito bem em quantidade de unidades foi o de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, que teve um crescimento de mais de 2.000 novas unidades no ano passado.
Mas para se ter uma idéia mais clara da relevância de cada segmento em faturamento, o gráfico abaixo apresenta claramente os segmentos mais relevantes.
Pelo visto veremos números tão positivos como estes em 2010 também, uma vez que muitas novas redes franqueadoras entraram no mercado brasileiro, gerando um crescimento de 19,1% em número de redes, como você pode ver no gráfico abaixo.
Para quem deseja conhecer quais são as principais redes franqueadoras no Brasil, acompanhe na tabela a seguir a quantidade de franquias das 20 maiores do mercado.
:: Leitura que recomendo
:: LIVRO: Franchising: uma Estratégia para a Expansão de Negócios
O livro aborda temas importantes para quem têm interesse e/ou trabalha com franquias. Ele surgiu de uma demanda do mercado, em especial dos alunos da franchising university, o mais tradicional e completo curso sobre franchising do Brasil, no qual todos os autores são professores. Os autores colocaram no papel os principais conceitos que ministram durante os cursos e que resultam do conhecimento que acumularam em seus muitos anos de experiência desenvolvendo, implantando, reestruturando e gerindo, no dia-a-dia, redes de franquias dos mais diversos portes e ramos. A obra torna-se um referencial de informações para quem pretende abrir uma franquia.
Editora: Premier Máxima
Autor: MARCELO CHERTO / FERNANDO CAMPORA / FILOMENA GARCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário