BLOG Café Empreendedor


por Carlos Henrique Cadinha e CHC® Escritório de Inteligência em Negócios Ltda.


Uma pausa para um cafezinho e conversarmos sobre Gestão Empresarial, Administração de Vendas e Empreendedorismo.


A CHC Ein atua no desenvolvimento de negócios e consultoria focada na abordagem comercial estratégica. Para os novos empreendedores, avalia e desdobra novas idéias visando transformá-las em negócios de sucesso, através do desenvolvimento completo do Plano de Negócios, sua validação, captação de recursos, implementação, operações e consultoria.

Development consulting business focused approach and strategic. For new entrepreneurs, develop study ideas for turning them into successful businesses, by developing the Business Plan, its validation, fundraising, implementation, operations and consulting.


Carlos Henrique Cadinha - CHC Ein
CHC Office of Business Intelligence Ltd.

Dono, Consultor e Parceiro de Negócios para desenvolvimento de novos mercados.
Owner, Consultant and Business Partner to develop new markets.

:: website: http://www.chc-ein.com.br/ (em desenvolvimento / developing)

:: e-mail: cadinha@oi.com.br

:: LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/carloshenriquecadinha


"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem" Peter Drucker

sexta-feira, 26 de março de 2010

FRANCHISING - Relatório de Desempenho do Franchising Brasileiro em 2009

Números do Franchising Brasileiro em 2009

Resumidamente, o Franchising no Brasil já vinha com desempenho muito superior as outras atividades econômicas, mas deslanchou de vez com a crise econômica mundial. Muitos empregos de média e alta gerência foram cortados no começo de 2009 e, com isso, a procura por franquias como opção de investimento cresceu significativamente.

Além disso, pessoas que pensavam que estavam com o emprego garantido também passaram a pesquisar mais esse tipo de investimento como um possível “seguro” desemprego. Como resultado, o crescimento do Franchising ficou bem acima do crescimento do PIB Brasileiro, como mostra o gráfico abaixo:

:: Crescimento Franquias x Crescimento PIB



Entre os segmentos do setor, Acessórios Pessoais e Calçados foi que mais cresceu percentualmente em unidades franqueadas em relação a 2008, superando o segmento de Alimentação, um dos principais do franchising brasileiro.


Porém, é importante notar que a base de franquias no segmento de Acessórios Pessoais e Calçados é bem menor do que a de Alimentação, que cresceu em quase 2.000 unidades em 2009, como pode ser visto na tabela abaixo. Outro segmento que cresceu muito bem em quantidade de unidades foi o de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, que teve um crescimento de mais de 2.000 novas unidades no ano passado.




Mas para se ter uma idéia mais clara da relevância de cada segmento em faturamento, o gráfico abaixo apresenta claramente os segmentos mais relevantes.

Pelo visto veremos números tão positivos como estes em 2010 também, uma vez que muitas novas redes franqueadoras entraram no mercado brasileiro, gerando um crescimento de 19,1% em número de redes, como você pode ver no gráfico abaixo.


Para quem deseja conhecer quais são as principais redes franqueadoras no Brasil, acompanhe na tabela a seguir a quantidade de franquias das 20 maiores do mercado.







:: Leitura que recomendo


:: LIVRO:  Franchising: uma Estratégia para a Expansão de Negócios

O livro aborda temas importantes para quem têm interesse e/ou trabalha com franquias. Ele surgiu de uma demanda do mercado, em especial dos alunos da franchising university, o mais tradicional e completo curso sobre franchising do Brasil, no qual todos os autores são professores. Os autores colocaram no papel os principais conceitos que ministram durante os cursos e que resultam do conhecimento que acumularam em seus muitos anos de experiência desenvolvendo, implantando, reestruturando e gerindo, no dia-a-dia, redes de franquias dos mais diversos portes e ramos. A obra torna-se um referencial de informações para quem pretende abrir uma franquia.

Editora: Premier Máxima
Autor: MARCELO CHERTO / FERNANDO CAMPORA / FILOMENA GARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário