BLOG Café Empreendedor


por Carlos Henrique Cadinha e CHC® Escritório de Inteligência em Negócios Ltda.


Uma pausa para um cafezinho e conversarmos sobre Gestão Empresarial, Administração de Vendas e Empreendedorismo.


A CHC Ein atua no desenvolvimento de negócios e consultoria focada na abordagem comercial estratégica. Para os novos empreendedores, avalia e desdobra novas idéias visando transformá-las em negócios de sucesso, através do desenvolvimento completo do Plano de Negócios, sua validação, captação de recursos, implementação, operações e consultoria.

Development consulting business focused approach and strategic. For new entrepreneurs, develop study ideas for turning them into successful businesses, by developing the Business Plan, its validation, fundraising, implementation, operations and consulting.


Carlos Henrique Cadinha - CHC Ein
CHC Office of Business Intelligence Ltd.

Dono, Consultor e Parceiro de Negócios para desenvolvimento de novos mercados.
Owner, Consultant and Business Partner to develop new markets.

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"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem" Peter Drucker

terça-feira, 16 de março de 2010

ESPECIAL - Carreira & Gestão Empresarial

5 dicas para melhorar sua
visibilidade no LinkedIn



Passos simples tornarão sua presença mais ativa na rede preferida dos profissionais e poderão render bons negócios e oportunidades de trabalho.Com mais de 60 milhões de usuários em mais de 200 países, o LinkedIn é uma rede social profissional por definição. Em 2009, o site cresceu bastante, especialmente fora dos EUA. Segundo o CEO do LinkedIn, Jeff Weiner, metade dos membros é de não-americanos.
Eis uma seleção de cinco dicas rápidas que poderão ajudá-lo a elevar seu perfil e sua experiência de uso a um nível mais alto.
1:: Como aumentar sua presença com Network Updates

Um recurso do LinkedIn esquecido mas valioso é o Network Updates. A caixa Network Updates - localizada na página inicial, abaixo das atualizações da caixa de entrada - é a área que você pode usar como seu "outdoor profissional", usando 140 caracteres ou menos.


Quer permanecer na lembrança de seus contatos do LinkedIn? Essa ferramenta, quando usada efetivamente, o ajudará a conquistar isso. "Se você não atualiza seu status, torna-se invisível para suas contatos", diz Eve Mayer Orsburn, CEO da Social Media Delivered, uma consultoria em redes sociais.


"Atualizar o status uma vez ao dia lhe dará a oportunidade de dar seu recado, anunciar algo especial ou comentar um acontecimento; assim, você estará na lembrança de seus contatos", diz ela.


Lembre-se, no entanto, que o status do LinkedIn não deve ser usado da mesma forma que no Twitter. "As atualizações do LinkedIn devem sempre ser profissionais, enquanto as do Twitter podem ser tanto pessoais como profissionais", lembra Eve.


2:: Como monitorar quem viu meu perfil

Localizado na parte inferior da página principal, bem na coluna direita, há uma caixa "Who's Viewed My Profile" (quem viu meu perfil). Ela fornece duas estatísticas: quantas vezes seu perfil foi visto nos últimos sete dias, e quantas vezes você apareceu nos resultados de busca nos últimos sete dias.

Esses números são uma boa maneira de se informar sobre como e por que as pessoas vieram checar seu perfil no LinkedIn. Se quiser descrições mais detalhadas, uma opção será se tornar um assinante pago do LinkedIn.

3:: Vale a pena fazer o upgrade para uma conta paga?


O serviço de rede social LinkedIn é gratuito. Mas, se escolher migrar para uma conta paga, terá acesso a recursos adicionais. Não sabe o que você ganha ao pagar pela atualização? Eis quatro vantagens:


- Enviar mensagens diretamente, sem esperar por uma apresentação de um contato;
- Acessar o organizador de perfil, que lhe permitirá acompanhar perfis importantes em um espaço dedicado;
- Ver mais perfis quando fizer uma busca avançada (a conta gratuita limita esses resultados a 100);
- Acessar dados mais específicos sobre quem viu seu perfil.


4:: Como reorganizar as seções de seu perfil

O LinkedIn anunciou um novo recurso, criado para dar mais controle sobre como apresentar seu perfil. Agora, em vez de aderir ao formato padrão do LinkedIn, você pode organizar os itens de seu perfil (como sumário, experiência e recomendações) como quiser.

Isso lhe dará liberdade para destacar suas habilidades, experiência e outras conquistas que o colocarão em destaque em relação aos outros.


5:: Como integrar o LinkedIn com o Outlook

Um novo recurso beta do LinkedIn permite sincronizar o site de rede social com o Microsoft Outlook, dando mais transparência a seus contatos e fazendo com que sua rede cresça de forma mais fácil.

Para fazê-lo funcionar, você vai precisar do Outlook Social Connector, disponibilizado pela Microsoft. Ele funciona com as versões 2003, 2007 e 2010 do Outlook.

Depois de instalado, o Outlook mostrará uma pasta LinkedIn no Outlook. Você poderá mandar e-mails para seus contatos no LinkedIn digitando o nome da pessoa no campo Para. Também poderá ver, num painel, as atividades mais recentes do contato, as atualizações de status e e-mails.
O que deseja, como pensa,
consome e age a Geração Y


Estudo identifica a visão de mundo dos membros desse grupo, composto pelos "nativos digitais" ou por quem cresceu na era da internet.

Eles são liberais no consumo, mas um tanto conservadores no aspecto social. Gostam de novidades, querem estar antenados e buscam símbolos que os liguem a comunidades.

Fidelidade a empresas, no entanto, não está em seus horizontes – em vez da busca de status pessoal, a afeição a marcas é uma forma de expressar um comportamento coletivo.

Também são impulsivos, impacientes e, no mercado de trabalho, não pensam duas vezes antes de mudarem de emprego caso não se sintam valorizados ou confortáveis no ambiente corporativo.

:: Tecnologia na veia


Velocidade, tecnologia, perfil multitarefa e individualidade são conceitos que os definem muito bem, além da propensão a postergar compromissos e responsabilidades próprios da vida adulta, como deixar a casa dos pais e morar sozinho.

Essas são algumas das características gerais da chamada Geração Y, segundo pesquisa feita pela Bridge Research, empresa paulista fundada há pouco mais de um ano e especializada no público jovem.

Segundo o estudo, entende-se Geração Y como os indivíduos nascidos entre 1978 e 2003, que ou são “nativos digitais” ou que cresceram sob a influência direta da internet.

:: Visão de mundo

O estudo da Bridge Research foi feito a partir de entrevistas com pessoas com idade entre 18 e 30 anos da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, das quais 48% homens e 52% mulheres das classes A, B e C. O objetivo foi identificar padrões de consumo, visões de mundo e comportamentos desse grupo.

Trata-se de informações valiosas para quem deseja se relacionar, vender para esse segmento de público ou simplesmente entender como pensam e agem as pessoas da geração digital, cujos membros são presença constante nos blogs e nos demais espaços de rede social.

“Uma constatação que nos chamou a atenção no estudo é que esse grupo tenta sempre postergar compromissos ou responsabilidades”, afirma o presidente da Brigde Research Renato Trindade.

Um exemplo disso diz respeito à estrutura de gastos. “Para não terem que arcar com aluguel e outros custos, eles deixam a casa dos pais cada vez mais tarde. Não é uma geração que busca independência”, diz.

:: Dicas para as empresas

Os indivíduos desse grupo se caracterizam pela volatilidade na profissão, a comunicação sem barreiras e pelo imediatismo, observa Trindade.

No caso do mercado de trabalho, um exemplo é o ímpeto de largar a empresa para a qual trabalha se não encontrarem um bom ambiente e recompensa financeira – não vale ter só um dos dois; é tudo ou nada.

Sobre esse ponto, Trindade dá algumas dicas às corporações.

“As pessoas da Geração Y têm um necessidade muito grande de receberem feedback por parte da empresa. E não é a cada seis meses, mas sim a cada mês. Eles são muito ansiosos”, afirma. “Dar retorno com maior freqüência aplaca essa ansiedade”, diz.


:: Imposição de limites

Outra atitude importante é estabelecer um diálogo, esclarecer muito bem os limites e que espera de seus colaboradores.

“Essa geração precisa que as coisas sejam muito bem explicadas. O que para a Geração X (a anterior) poderia ser algo óbvio – a questão da hierarquia dentro de uma corporação ou regras de comportamento -, para os da Y nem sempre são”, afirma Trindade.


“Eles precisam que os limites sejam explicitados. Mas eles escutam a empresa e aceitam os limites, desde que compreendam quais sejam.”


:: Consumidores da Geração Y


No que se refere à relação com consumidores desse grupo, a dica é para que a comunicação seja de mão dupla.


“Para essa geração, a comunicação não tem barreiras. Assim, ela quer que a empresa seja da mesma forma. Isso quer dizer que não dá para usar só a TV nas campanhas. As estratégias de comunicação têm de usar os canais digitais”, diz Trindade.



Além de ir para o meio digital, é necessário também abrir espaço para a interação.


“Essas pessoas são céticas em relação às empresas. Elas esperam o diálogo, inclusive no espaço da marca, como um site. Querem, por exemplo, o direito de ir ao blog da empresa para falar mal dela, mas estão dispostos a ouvir a defesa da companhia”, explica.


Carlos Henrique Cadinha, ausente. Post publicado por Manuela Carlos Araújo, Assessora Comercial, CHC-Ein e GdB

:: perfil de Carlos Henrique Cadinha no LickedIn:
http://br.linkedin.com/in/carloshenriquecadinha

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