BLOG Café Empreendedor


por Carlos Henrique Cadinha e CHC® Escritório de Inteligência em Negócios Ltda.


Uma pausa para um cafezinho e conversarmos sobre Gestão Empresarial, Administração de Vendas e Empreendedorismo.


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Development consulting business focused approach and strategic. For new entrepreneurs, develop study ideas for turning them into successful businesses, by developing the Business Plan, its validation, fundraising, implementation, operations and consulting.


Carlos Henrique Cadinha - CHC Ein
CHC Office of Business Intelligence Ltd.

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"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem" Peter Drucker

domingo, 31 de janeiro de 2010

TI - Os "sweet spots" da profissão de TI para 2010

O que o lendário jogador de hóquei no gelo Wayne Gretzky, o general prussiano Gebhard Leberecht von Blucher e o magnata texano Ross Perot têm a ver com uma análise de quais serão os pontos de maior sucesso e maior impacto – os sweet spots – da profissão de TI em 2010?

Muito simples: estas figuras históricas nos mostram onde procurar ou não por respostas.

Gretzky foi festejado por consultores estratégicos ao fazer um comentário de grande repercussão: “Não patino em direção a onde o disco de borracha está. Patino em direção a onde o disco de borracha estará”. Em busca desses pontos, precisamos olhar para frente, não para trás, nem para o presente.

Dizem que Blucher, quando perguntado sobre sua chegada providencial ao campo de batalha de Waterloo, respondeu: “Marchamos em direção ao rufar dos tambores”. Você quer sucesso? Então tem que estar onde a ação está.
O bilionário e duas vezes candidato à presidência Perot dramatizou de que forma a emoção, a expressão agradável ao ouvido e a ausência de fatos podem distorcer nosso entendimento sobre o mercado de trabalho futuro.

Pesquisadores da IT Leadership Academy abraçaram as percepções acima e fizeram uma análise exclusiva do que será realmente importante para empregos e carreiras em 2010. Nós não usamos o método tradicional da empresa de pesquisa de extrapolar para onde a tecnologia está caminhando e, depois, despejar algumas considerações sobre os tipos de tecnólogos que serão necessários para suportar este ambiente.

Este modo “centrado em máquina” de prever o futuro gera benefícios – gráficos fantásticos, som que não sai da cabeça, factóides e muitas manchetes – mas não muita coisa que os simples mortais possam realmente usar. Ao invés disso, usamos um método de planejamento “centrado em trabalho”. Examinamos como o mercado de trabalho vai evoluir e identificamos três competências com importância garantida em 2010.

Liderança:

A No-Brainer Future Success Assessment Tool indicou que, em TI, o “gigantesco som de sucção” está vindo de uma crise de liderança de TI devastadora que não tarda, segundo previsões. A questão número 1 para os grandes CIOs é liderança. As instalações de TI que Computerworld vai cobrir e festejar em 2010 são as que se transformaram em fábricas de desenvolvimento de capital humano.

Assim como a GE é capaz de criar líderes de negócio fantásticos, as organizações de TI fantásticas vão gerar líderes de TI fantásticos. No topo da pilha, hoje, estariam Tom Shelman da Northrop Grumman, Barbra Cooper da Toyota e Rebecca Blalock da Southern Co. Se você quiser uma instalação de TI fantástica, estude minuciosamente as pessoas que trabalham para o CIO. Se elas inspirarem um temor respeitoso, você está no lugar certo.
No fim da pilha vão estar as pessoas que recebem treinamento de liderança inadequado ou não recebem treinamento algum.

Gerenciamento de informação:

O “rufar dos tambores” aponta para o gerenciamento de informação como a próxima fonte de vantagem competitiva, criação de valor e desastres das relações públicas. Na cesta de gerenciamento de informação incluímos gerenciamento e retenção de registros, cumprimento de normas regulatórias, privacidade, business intelligence e análise do negócio. Cada uma destas especialidades antes isoladas, mal-amadas, desintegradas e desengajadas será importante.

Em 2010, haverá muito mais informação circulando. Clientes e reguladores vão querer que TI conheça o que é conhecido, proteja o que é privado e gere níveis de serviço beirando a clarividência. Toda a questão envolvendo TI e a lei será muito grande no futuro.

Gerenciamento de mudança:

John Gardner e Warren Bennis, observadores experientes do comportamento do executivo, concordam que eles (e a maioria dos gurus) subestimam a capacidade de grandes sistemas como o Congresso, a General Motors e a Igreja Católica de resistir a mudança.

Se você quer criar uma carreira bem-sucedida, sugiro que desenvolva habilidades abrangentes nas áreas de liderança, gerenciamento de mudança e gerenciamento de informação.

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