BLOG Café Empreendedor


por Carlos Henrique Cadinha e CHC® Escritório de Inteligência em Negócios Ltda.


Uma pausa para um cafezinho e conversarmos sobre Gestão Empresarial, Administração de Vendas e Empreendedorismo.


A CHC Ein atua no desenvolvimento de negócios e consultoria focada na abordagem comercial estratégica. Para os novos empreendedores, avalia e desdobra novas idéias visando transformá-las em negócios de sucesso, através do desenvolvimento completo do Plano de Negócios, sua validação, captação de recursos, implementação, operações e consultoria.

Development consulting business focused approach and strategic. For new entrepreneurs, develop study ideas for turning them into successful businesses, by developing the Business Plan, its validation, fundraising, implementation, operations and consulting.


Carlos Henrique Cadinha - CHC Ein
CHC Office of Business Intelligence Ltd.

Dono, Consultor e Parceiro de Negócios para desenvolvimento de novos mercados.
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"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem" Peter Drucker

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Antigos Conceitos Para 2010 Novas Expectativas

Apesar do final das férias, as notícias são boas para que está retornando ao trabalho. Pesquisa realizada pelo Banco Central aponta um crescimento de 5,20% para o PIB e de 8% para a produção industrial. Ótimas perspectivas para 2010, o qual promete muito trabalho.
A sua empresa certamente passou por reestruturações em 2009, adotando diversas ações restritivas para se adequar a um ano de crescimento zero. Demitiu, cortou custos, reduziu investimentos e diminuiu margens foram à tônica do ano que, para muitos, é melhor esquecer.
Face à dicotomia dos cenários, é hora de parar e analisar se a sua empresa está preparada para aproveitar as oportunidades de crescimento a partir de 2010. Talvez o cinto tenha sido apertado demais.

Determinar até que ponto soltá-lo será a grande dúvida. Empresários e executivos escaldados talvez prefiram uma dose maior de cautela, pelo menos neste primeiro trimestre.
No campo da cautela e canja de galinha, o interessante será usar de um conceito antigo, porém totalmente aderente a esse momento de “preleção estratégica corporativa”.
Falo dos 4Ps de Marketing: produto, preço, promoção e ponto de venda.



Vale exercitar, é simples e você já conhece:

Produto

Faça uma revisão de suas principais linhas e dos produtos que as compõem. Vendas acumuladas, crescimento e margens de contribuição são bons indicadores. Uma análise simples poderá apresentar possibilidades de consolidação de linhas e cancelamentos de produtos. Uma menor quantidade de itens ajudará a diminuir os custos e estreitar o foco.

Preço

Uma vez definidas as linhas e produtos remanescentes, é hora de ajustar os preços. Analisar os produtos concorrentes e substitutos disponíveis no mercado é prática saudável, consistindo no primeiro passo. Montar uma tabela comparativa, atualizando os preços é um método eficiente e simples para este fim.
A comparação trará os já conhecidos produtos nos quais a concorrência é mais agressiva: os pães quentes do setor. Baixas margens e alto volume de faturamento. O prêmio está muitas vezes escondido em acessórios, complementos ou itens de baixo giro ou valor relativo. A velha estratégia do sanduíche + batatas fritas + refrigerante.

Ponto de venda

A revisão dos produtos e preços poderá afetar sua estratégia de canais atual. Quem sabe não seja a hora de tirar seu projeto de e-commerce da gaveta. Caso seu produto ou serviço exija parceiros - distribuidores, revendedores, desenvolvedores, lembre-se que eles também farão sua análise dos 4Ps, podendo encontrar alternativas mais atraentes.

Promoção

É certo que a água voltará às torneiras. Escassa, talvez em pingos, até que a situação se normalize. Os executivos de marketing, acostumados às épocas de vacas gordas, precisarão de muita criatividade para literalmente "tirar leite de pedra". Entretanto, trabalhado em conjunto com um bom mix de produtos, preços alinhados e canais motivados, poderá certamente, atuar como o diferencial competitivo de sua empresa.


Vamos combinar o seguinte: no balanço do 1S10 iremos voltar a esse post e dar uma nota pro seu conteúdo "holístico artesanal".

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