Apesar do final das férias, as notícias são boas para que está retornando ao trabalho. Pesquisa realizada pelo Banco Central aponta um crescimento de 5,20% para o PIB e de 8% para a produção industrial. Ótimas perspectivas para 2010, o qual promete muito trabalho.
A sua empresa certamente passou por reestruturações em 2009, adotando diversas ações restritivas para se adequar a um ano de crescimento zero. Demitiu, cortou custos, reduziu investimentos e diminuiu margens foram à tônica do ano que, para muitos, é melhor esquecer.
Face à dicotomia dos cenários, é hora de parar e analisar se a sua empresa está preparada para aproveitar as oportunidades de crescimento a partir de 2010. Talvez o cinto tenha sido apertado demais.
Determinar até que ponto soltá-lo será a grande dúvida. Empresários e executivos escaldados talvez prefiram uma dose maior de cautela, pelo menos neste primeiro trimestre.
No campo da cautela e canja de galinha, o interessante será usar de um conceito antigo, porém totalmente aderente a esse momento de “preleção estratégica corporativa”.
Falo dos 4Ps de Marketing: produto, preço, promoção e ponto de venda.
Vale exercitar, é simples e você já conhece:
Produto
Produto
Faça uma revisão de suas principais linhas e dos produtos que as compõem. Vendas acumuladas, crescimento e margens de contribuição são bons indicadores. Uma análise simples poderá apresentar possibilidades de consolidação de linhas e cancelamentos de produtos. Uma menor quantidade de itens ajudará a diminuir os custos e estreitar o foco.
Preço
Uma vez definidas as linhas e produtos remanescentes, é hora de ajustar os preços. Analisar os produtos concorrentes e substitutos disponíveis no mercado é prática saudável, consistindo no primeiro passo. Montar uma tabela comparativa, atualizando os preços é um método eficiente e simples para este fim.
A comparação trará os já conhecidos produtos nos quais a concorrência é mais agressiva: os pães quentes do setor. Baixas margens e alto volume de faturamento. O prêmio está muitas vezes escondido em acessórios, complementos ou itens de baixo giro ou valor relativo. A velha estratégia do sanduíche + batatas fritas + refrigerante.
A comparação trará os já conhecidos produtos nos quais a concorrência é mais agressiva: os pães quentes do setor. Baixas margens e alto volume de faturamento. O prêmio está muitas vezes escondido em acessórios, complementos ou itens de baixo giro ou valor relativo. A velha estratégia do sanduíche + batatas fritas + refrigerante.
Ponto de venda
A revisão dos produtos e preços poderá afetar sua estratégia de canais atual. Quem sabe não seja a hora de tirar seu projeto de e-commerce da gaveta. Caso seu produto ou serviço exija parceiros - distribuidores, revendedores, desenvolvedores, lembre-se que eles também farão sua análise dos 4Ps, podendo encontrar alternativas mais atraentes.
Promoção
É certo que a água voltará às torneiras. Escassa, talvez em pingos, até que a situação se normalize. Os executivos de marketing, acostumados às épocas de vacas gordas, precisarão de muita criatividade para literalmente "tirar leite de pedra". Entretanto, trabalhado em conjunto com um bom mix de produtos, preços alinhados e canais motivados, poderá certamente, atuar como o diferencial competitivo de sua empresa.
Vamos combinar o seguinte: no balanço do 1S10 iremos voltar a esse post e dar uma nota pro seu conteúdo "holístico artesanal".
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